Purificador de ar com ozônio funciona de verdade?

Purificador de ar com ozônio funciona de verdade?
29 nov 2016

Respirar bem e de forma saudável é fundamental para todo ser humano. Mas como fazer isso em cidades cada vez mais poluídas. O purificador de ar é a saída, principalmente para ambientes fechados, como casa e escritório, que ficamos na maior parte do tempo. Mas qual modelo escolher? Há alguns anos já há estudos e cientistas que apontam as vantagens dos purificadores de ar com ozônio. Mas será que eles funcionam? Será que há algum risco para a saúde com a utilização do purificador de ar com ozônio?

De forma geral, precisamos entender, antes de qualquer coisa, como funciona o processo de ozonização e por que ele purifica o ar e a água!

 

purificador de ar com ozônio

Ozonização, por que ela purifica o ar?

 

O ozônio é um gás totalmente instável.  Quando nos referimos ao ozônio como instável, significa que eles não se mantêm por um longo período de tempo a sua estrutura.  Ou seja, mantendo as suas 3 moléculas de oxigênio.

Pelo fato de o ozônio ser instável, ele se liga facilmente a outras moléculas, formando de forma fácil, outros elementos.

Mas como ocorre o processo de purificação do ar, tendo como base o ozônio? Além de ser altamente instável, o ozônio ainda tem uma característica ainda mais importante. Ele é altamente oxidante. Desta maneira, ele literalmente acaba com bactérias e fungos presentes no ar e na água.

Em suma, é a química orgânica, natural, sendo usada de forma inteligente para a melhora da qualidade do ar e da água que nós respiramos.

Mas como funciona o purificador de ar com ozônio?

 

Purificador de ar com ozônio, como é o seu funcionamento?

 

O ozônio é formado de forma simples: com a adição de um átomo ao oxigênio, que passa de O2, para o O3 (forma molecular do ozônio). Desta maneira, esta não é uma reação tão complexa.

Mas como o purificador de ar faz isso?

Com uma descarga elétrica altamente potente. Para ficar mais fácil de entender, é como se houvesse uma tempestade elétrica, no purificador de ar. Com a voltagem e o tempo de aplicação correto, o oxigênio é convertido em ozônio. Neste processo, o ozônio purifica o ar que passa pelo aparelho.

Ou seja, temos apenas 3 elementos envolvidos: oxigênio, ozônio e energia elétrica. Nenhum componente sintético ou poluente.

Conheça nossa linha de ozonizadores de ar!

 

 

 

Mas existe algum risco para a saúde?

 

Purificador de ar com ozônio prejudica a saúde? Esta é uma questão muito importante de ser compreendida. Se usado da forma correta, como indicam os fabricantes, não há qualquer risco na sua utilização!

O purificador de ar com ozônio, que pode ser de diferentes potencias, gera um odor característica específica. Quando a concentração de Ozônio atinge 1.55 ppm ou acima disso, todas as autoridades médicas indicam que não é aconselhável a permanência de pessoas no ambiente. Nestes níveis, o ozônio pode se tornar prejudicial à saúde humana.

 

Mas todos os aparelhos ficam abaixo desta indicação? Não! Porém, muitos purificadores de ar com ozônio, orientam de forma direta, a não usar o aparelho enquanto as pessoas estão no ambiente. Isso vale tanto para os purificadores de ar, como para alguns purificadores automotivos.

 

purificador-de-ar-com-ozonio

 

Neste caso, ao adquirir um purificador de ar com ozônio, é fundamental que você verifique isso. Se o aparelho indicar que você não deve ficar no ambiente durante a sua utilização, leve isso muito a sério.

 

Purificador de ar com ozônio, vantagens de sua utilização

 

  1. Tecnologia verde:

 

Não há geração de resíduos poluentes, ou qualquer outro elemento. Isso por que há participação apenas de elementos naturais, oxigênio que se converte em ozônio através de descargas elétricas. Com isso, além de purificar o ar, estes aparelhos ainda preservam o meio ambiente.

 

  1. Fácil utilização:

Os purificadores de ar com ozônio funcionam de forma simples, onde você seleciona o tempo, a potência e os liga a rede elétrica. Desta maneira, não há dificuldades em sua utilização ou aplicação em ambientes.

 

  1. Poder bactericida

Muito usado em procedimentos médicos ou odontológicos, o processo de ozonização é cada vez mais comum. Seja na água, no ar ou em qualquer material, ele se apresenta como uma excelente alternativa para a desinfecção de ambientes.

 

O purificador de ar com ozônio é uma alternativa muito interessante, eficiente e ecologicamente correta. Utilizá-lo em seu ambiente, para purificar o ar e a água, é preocupar-se com sua saúde, de sua família ou colaboradores.

 

Quer saber mais sobre isso? Cadastre-se em nossa newsletter!

 

Share

Observações

  1. Tudo bom? Comprei um purificador de ar com azonio, porque meu filho é alérgico. E comecei a colocar no quarto toda noite para ele respirar melhor. Mais ao passar do tempo, eu percebi que ele começou a tossir seco todas as vezes que ia deitar, e ficava todo entupido por causa do purificador.

    • Olá Sandra, tudo bem?

      É muito pouco provável que isso seja em decorrência do ozonizador. O ozônio no ar não tem relação direta com a questão da umidade no ar. Ele apenas age diretamente nas causas da umidade. Dependendo de onde você mora, pode ser algo relacionado com a umidade relativa do ar.

      Porém, sempre indicamos o acompanhamento de um médico.

      Abraços e bons ventos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*