5 formas de combater a rinite

5 formas de combater a rinite
11 jan 2017

A rinite é uma doença do sistema respiratório, mais especificamente da mucosa das narinas. Esta doença nada mais é do que uma reação imunológica que o corpo tem, por causa de partículas inaladas que são tidas como estranhas. As substancias causadoras da rinite são chamadas de alérgenos. Neste sentido, eles são a principal forma de combater a rinite.

 

 

Basicamente, as narinas são a porta de entrada para o ar, mas também para as mais variadas substâncias que vem inseridas nele. Desta maneira, as narinas têm como principal função filtrar as impurezas do ar. Além disso, elas ainda umidificam o ar e o aquecem, para que ele chegue aos pulmões da forma mais adequada.

A pessoa que tem rinite, tem uma reação exagerada aos agentes alérgenos. Desta maneira, todo o sistema imunológico tem uma reação intensa a substâncias tidas como estranhas para as mucosas das narinas. Isso nada mais é do que uma reação de defesa do organismo!

A rinite se manifesta através de crises. Desta forma, a pessoa com crises de rinite apresenta diferentes sintomas. Veja quais são os principais sintomas da rinite!

combater a rinite

Principais sintomas da rinite

 

Para sabermos como combater a rinite, precisamos antes de tudo, entender de que forma os sintomas se manifestam.

Principais sintomas da rinite:

  • Coriza
  • Espirros
  • Irritação no nariz, olhos, boca e garganta
  • Irritação excessiva com odores
  • Coriza
  • Lacrimejamento nos olhos.
  • Espirros

 

Em crises de rinite mais intensas, que ultrapassam horas de duração, podemos ter também fadiga e irritabilidade, cefaleia e outros sintomas.

Estes são os principais sintomas da rinite. De forma geral, esta é uma doença de diagnóstico fácil.

O que é importante ressaltar, é que assim como acontece com a asma, a rinite também não tem uma cura. Quem tem rinite precisa buscar eliminar elementos que causam as inflamações.

 

Para te ajudar, vamos te dar 5 formas de combater a rinite!

 

Durante as crises da rinite, o portador apresenta coriza, obstrução nasal e muitos outros sintomas, como já fora citado aqui.

Além deste incomodo, a dificuldade em respirar faz com que haja também falta de ar e cansaço crônico. Existem fatores genéticos envolvidos na rinite, mas ela pode ser amenizada e as crises, se tornarem mais brandas.

 

Veja algumas formas de combater a rinite!

 

  1. Beba basta água

Como a rinite é uma doença de origem inflamatória, melhorar o balanço hídrico do corpo é fundamental. Ao ingerir uma boa quantidade de água, poderemos melhorar os processos como um todo. Além disso, mesmo durante as crises, uma das formas mais efetiva de combatê-la é tomar bastante água.

Desta maneira, seja em situações de crise ou não, tomar bastante água durante o dia irá ajudar e muito na melhora dos sintomas e na prevenção.

 

Leia também: Sua asma controlada!

 

  1. Mantenha os ambientes limpos e livres de agentes alérgenos

Se você vive em um ambiente rico em elementos alérgenos, é óbvio que as crises serão mais fortes e mais intensas. Desta maneira, quanto melhor e mais limpo o ambiente em que você viver, menos serão as chances de desenvolver crises. A limpeza e desinfecção é uma das formas mais eficientes de combater a rinite. Sem elementos estressores, não haverá incidência de graves crises.

Isso vale não apenas para a limpeza de móveis e do chão. Ar condicionado, por exemplo, precisa ser limpo periodicamente. Caso contrário, ele se transformará também em um agente de piora do quadro de rinite.

combater a rinite 2

 

 

  1. Pratique atividades físicas e alimente-se adequadamente

Novamente vamos a origem da doença. Por ser uma patologia de ordem inflamatória, é fundamental fortalecer o sistema imunológico como um todo, para que estas crises sejam mais brandas. Como todos já sabem, a prática de exercícios físicos e a boa alimentação, melhoram consideravelmente a qualidade de todo o metabolismo.

Desta maneira, a pessoa que apresenta sintomas ou diagnóstico de rinite, deve se preocupar com a prática de exercícios físicos e com a alimentação equilibrada.

 

  1. Use um bom ozonizador de ar

Este é um elemento fundamental e muitas vezes deixado de lado. O ozonizador de ar é uma peça fundamental, imprescindível, para quem tem rinite. Para combater a rinite precisamos de um ambiente limpo e sem agentes estressores, certo? Então, contar com uma das formas mais eficientes de acabar com ácaros, vírus e bactérias do ar é uma estratégia fundamental.

O ozonizador de ar pode fazer isso muito bem! Ele é uma peça fundamental para quem quer combater a rinite de verdade. Deixando o ozonizador de ar agindo nos ambientes, você terá não apenas um ar de mais qualidade, mas também uma eliminação de praticamente todos os agentes alérgenos do ambiente.

 

  1. Mantenha o acompanhamento médico

Nada disso irá adiantar se você não manter o acompanhamento médico. Um bom médico poderá verificar as principias causas e ajudar a eliminar os elementos causadores da rinite.

 

Combater a rinite é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade de quem a possui. Para isso, basta seguir estas 5 formas!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*