Ozonizadores, tudo o que você queria saber sobre!

Ozonizadores, tudo o que você queria saber sobre!
05 jan 2017

Durante muito tempo a busca por uma técnica para eliminar odores, germes e bactérias em geral, foi incessante. Hoje, sabemos que existem opções limpas, seguras e muito eficientes para isso. Uma das técnicas mais usadas é a utilização do ozônio para higienizar e esterilizar os ambientes. Para isso, usamos aparelhos que são chamados de ozonizadores.

Mas será que vale a pena comprar um ozonizador? Será que sua utilização é segura?

 

Ozonizadores, o que eles podem fazer por você?

 

Este é um ponto muito importante. Os ozonizadores podem funcionar de diferentes formas. Além disso, existem ozonizadores industriais e domésticos. Desta maneira, é importante entender seu funcionamento, para que você não tenha problemas.

Os ozonizadores podem ser usados para melhorar a qualidade do ar, da água ou mesmo, esterilizar determinados objetos. Usasse muito os ozonizadores em consultórios e centros cirúrgicos. Porém, o funcionamento e utilização dos ozonizadores em ambientes médicos é muito mais específica do que aqueles usados em casa. Suas definições, funcionamento e grau de geração de ozônio são muito mais especificas.

 

ozonizadores

 

Para não entrarmos em um campo mais complexo, vamos focar no funcionamento e na utilidade dos ozonizadores para fins domésticos.

Os ozonizadores domésticos podem ser usados para a melhora da qualidade do ar, da água e para o processo de oxi-sanitização.

Mas antes de falarmos disso, é importante entender a forma como os ozonizadores funcionam!

 

Como funciona um ozonizador?

 

Temos oxigênio disponível em todo o ambiente, certo? O oxigênio tem uma formula molecular de dois átomos (O2). O ozônio tem uma fórmula de 3 átomos de oxigênio. Portanto, para transformarmos o oxigênio em ozônio, precisamos “apenas” acrescentar um átomo.

Mas como os ozonizadores fazem isso? Com potentes descargas elétricas! Isso tudo, pautado no fenômeno conhecido como avalanche de Townsend.

 

 

 

Este é um fenômeno que provoca uma reação em cadeia. Ela ocorre em uma região de elevado campo elétrico, agindo diretamente nos elementos ali presentes. No caso dos ozonizadores, sobre o gás oxigênio.

Através desta avalanche, o oxigênio é ionizado. Isso possibilita a condução de carga elétrica.  Em termos mais práticos, a avalanche de Townsend permite um novo centro de concentração dos elétrons, o que gera uma nova repetição da avalanche consecutiva. Isso faz com que tenhamos o acréscimo de um átomo de oxigênio, gerando o ozônio!

Isso faz com que os ozonizadores gerem uma corrente contínua, que vai gerar o acréscimo de um átomo. Isso faz com que o oxigênio se transforme em ozônio.

Basicamente é isso que os ozonizadores fazem. Porém, cada um deles tem potencial para gerar diferentes concentrações de ozônio. Este é um dos pontos fundamentais para diferenciar os ozonizadores domésticos dos industriais.

Dependendo de cada objetivo, podemos ter ozonizadores mais e menos potentes. Por exemplo, um ozonizador usado para o processo de oxi-sanitização em veículos, precisa de uma potência e capacidade de geração de ozônio menor do que um usado para melhorar a qualidade do ar em ambientes maiores.

 

 

Ozonizadores, vale a pena comprar?

 

O ozonizador domésticos é usado de duas formas diferentes: na água e no ar. Desta maneira, é muito importante compreender esta diferença. Existe ozonizador de ar, de água e alguns que fazem ambos. Desta maneira, dependendo de suas necessidades, isso pode ser levado em conta.

O ozonizador de ar funciona purificando o ambiente. Geralmente ele funciona com um timer, pois sua utilização é indicada para determinados períodos de tempo. Enquanto ele está ligado, indica-se que não haja pessoas no ambiente, dependendo de sua potência.

Já o ozonizador de água funciona diretamente nos reservatórios ou copos. Ele atua por um determinado tempo e purifica a água, melhorando a sua qualidade, sem alterar qualquer propriedade da mesma.

Mas na prática, vale a pena comprar um ozonizador? Sim, vale e muito!

O ozônio é um dos elementos mais usados no tratamento e prevenção de doenças, através da ozonioterapia. Além disso, ele é um potente antiséptico, purificando o ar, a água e determinadas superfícies. Até mesmo o ar-condicionado de seu carro pode ser limpo por ele, através da oxi-sanitização!

Manter um ozonizador em sua casa ou escritório, irá ajudar a tornar o ambiente mais limpo e seguro.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*